Artigo publicado em julho de 2020 na revista Diálogo das Letras, com muitas demonstrações de respeito da equipe editorial. Uma felicidade publicar este texto, que vinha me rondando havia algum tempo.
C0mo a revista às vezes sai do ar, deixo aqui também o arquivo para baixar:
Webinário a convite da comissão geral de implementação do ensino remoto emergencial do CEFET-MG, em julho de 2020. Minha contribuição, em sentido positivo.
Este grupo é uma atualização do grupo de 2008 sobre Tecnologias e processos discursivos. Aproveitamos sua base, mas ele passou a ser liderado, em 2020, por mim e pela professora Carla Coscarelli (UFMG). Estamos dando início a atividades neste âmbito, depois de muitos anos atuando juntas em projetos e textos.
Este grupo nasceu em 2019, a partir da aprovação da pesquisa sobre mulheres na edição pela Fapemig. Foi registrado no CNPq e é liderado por mim, com as colegas Maria do Rosário Alves Pereira e Paula Renata Melo Moreira, todas do CEFET-MG.
Com relativamente pouco tempo de existência, já produzimos alguns textos e dossiês, no âmbito do grupo, além dos encontros mensais para leitura de bibliografia relevante para o tema. É só ver nossos projetos de pesquisa aqui.
No diretório de GPs do CNPq, contamos com um pequeno grupo de colaboradores/as, mas em nosso mailing dos encontros mensais, somos quase uma centena de pessoas, de várias partes do Brasil e da América Latina.
Este é um grupo fundado em 2011, liderado por mim e pela profa. Luciana Salazar Salgado (UFSCar), com registro no CNPq e que conta com estudantes de mestrado, doutorado e graduação, de algumas instituições, além de colegas pesquisadores/as.
No âmbito deste grupo, fizemos muitas colaborações, tanto na forma de textos e cursos quanto na proposição de simpósios em congressos, além do diálogo permanente.
O grupo tem ramificações importantes, como o Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição, sediado na UFSCar e liderado por Luciana e José Muniz Jr.
Foi um grupo que liderei de 2008 a 2019, coliderado pela colega Ana Maria Nápoles Villela. Contávamos com estudantes de graduação (Iniciação Científica) e de mestrado. Produzimos principalmente trabalhos sobre ensino de língua materna para fiz específicos. Tais trabalhos podem ser encontrados na aba de Linguagem e Tecnologia.
Desativamos o grupo em 2019 para remodelá-lo e atualizar as discussões.
Há mais de uma década, oriento trabalhos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Antes disso, orientei pesquisas de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso (de graduação e de especialização), tanto no CEFET-MG quanto em outras instituições de ensino. Em anos mais recentes, com a aprovação do curso de doutorado, passei também a orientar pesquisas nesse nível e a receber pesquisadores/as em estágio pós-doutoral na instituição.
Muitos trabalhos foram defendidos sob minha supervisão, mas contando com grande diligência dos/as estudantes envolvidos/as. Tenho muito orgulho de ter participado das trajetórias de vida e profissional dessas pessoas, que dividiram comigo, na maioria das vezes, mais que tempos de aula, leitura e escrita.
Atualmente, oriento mestrandos/as e doutorandos/as das linhas 3 e 4, isto é, em linguagem, educação & tecnologia e em estudos de edição. Alguns aparecem aqui embaixo:
Quando a editora Moinhos trouxe livros da poeta portuguesa Adília Lopes pro Brasil, eu fiquei feliz da vida. Gravei esta leitura pra ajudar a divulgar. Amo este poema.