Mês: abril 2021 Page 1 of 2

Loka dos cards

Há bem mais de uma década que me envolvi com os estudos da multimodalidade, lendo, relendo e trelendo Gunther Kress e colegas diretamente, espiando o que se disse sobre a obra dele e sobre a abordagem nos textos de colegas, pensando, repensando e escrevendo, anotando, reescrevendo.

Depois que a gente sente aquele match com a abordagem multimodal, nunca mais o mundo é o mesmo. O olho se abre, se amplia, tudo é texto e tudo é multimodal, até o que parecia que não era. E eu, que já era da edição, que já tinha amizade com o design, muito antes de conhecer a sociossemiótica, senti que havia encontrado minha metade da laranja.

O fato é que a gente se transforma na loka dos cards, dos memes, da caixa de chocolate, da instrução de jogo, da embalagem de sabonete, da capa de livro, do cartaz de divulgação, etc. etc. etc. Tudo vira coisa para pegar, capturar, printar, guardar para uma boa oportunidade.

É claro que estar no campo da edição torna as coisas ainda mais específicas, já que a gente conhece por dentro os processos e pode ter uma visão do avesso e do direito. É sensacional.

Acabei de baixar um card que me chegou via WhatsApp. A gana é a de pesquisar, analisar, explicar. Que delícia é isso!

Bom, das últimas coisas que andei fazendo foi produzir um artigo sobre uma campanha em vídeo. Difícil! Deve sair em breve. A revista (uma ótima revista) já aprovou. O livro novo, Multimodalidade, Textos e Tecnologias (Parábola, 2021), tem capítulos que escrevi bem recentemente sobre isso (entre outros menos recentes). Já a revista Triângulo (UFTM) publicou uns exercícios que andei fazendo. Não me canso disso! E sigamos.

Ah, olha a live de lançamento aê, gente!

Quer espiar como foi esse papo? Aí:

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Encontro de abril

Neste mês, o encontro será dia 22, 17h, baseado na leitura de um texto de Sueli Carneiro, com condução da profa. Renata Moreira. Imperdível.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Aula Aberta abril

O projeto Aula Aberta vai de vento em popa. Em abril, promoveu bate-papos com a profa. Luciana Azeredo (CEFET-MG), a professora Rosana Pugina (Unesp Araraquara) e a educadora social Bel Santos Mayer (IBEAC). Uma conversa mais legal do que a outra! Todas estão no nosso canal no YouTube, prontinhas.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Encontro no IFNMG

Nesta quinta, 22 de abril, vou me encontrar com colegas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais para uma conversa sobre tecnologias e educação. A expectativa é sempre grande ao deparar com colegas e pesquisadores/as que estão tão atônitos quanto eu. Vamos lá?

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Aula Magna UECE

Terei a alegria e a honra de abrir o semestre letivo no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Já estou há dias preparando uma fala bem bonita e bem contextualizada, já que vamos abordar vivências da pandemia.

Quer ver como foi? Tá aqui.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Poesia de mulheres no Brasil

A profa. Patricia Lavelle, da PUC Rio, me deu a grata notícia de ter lido um poema de minha autoria em um evento de que participou como palestrante. O tema era a voz feminina na poesia contemporânea brasileira. E lá estava um poema esparso, que preciso ter o cuidado de publicar em livro, uma hora dessas.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Edición latinoamericana

Neste abril, tivemos a boa notícia de que uma publicação do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), o livro Edición latinoamericana, de Sebastián Rivera Mir, cita nosso trabalho suado no grupo de estudos Mulheres na Edição. O volume pode ser baixado gratuitamente.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Copiar e colar

Olha o que tem pra sexta? Mais uma visitinha ao IFCE, onde sempre encontro afeto e conhecimento. As inscrições estão abertas.

Para quem quiser assistir, deixamos o vídeo não listado no YouTube do Aula Aberta, que foi parceiro da turma do IFCE neste evento.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Livros e infâncias diversas

Saiu neste abril (despedaçado) o dossiê sobre edição independente organizado pelas colegas Renata Moreira e Flávia Denise para a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (UnB), ligada ao grupo da profa. Regina Dalcastagnè.

Publiquei aí um artigo em coautoria com duas queridas colegas argentinas, as professoras Ivana Mihal (Universidad Nacional de San Martín – UNSAM) e Daniela Szpilbarg (Universidad de Buenos Aires – UBA). Tratamos de editoras de livros que publicam sobre infâncias diversas, tema espinhoso e necessário.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Pra trás, pra frente

A semana que passou foi de encerramentos e bate-papos. Fui de BH a Lima (Peru), sem deixar de zanzar também por São Paulo capital e Rio, com pulinho em Fortaleza. Coisas que só a telepresença permite. Nesse sentido, as redes podem se espalhar muito e mesmo se firmar. Quem duvida?

Meu “chefe” me ligou pedindo informações do meu Lattes para a Plataforma Sucupira, aquela treta enorme da Capes, e disse assim: “menina! Você não saiu de casa nesta pandemia, mas rodou o Brasil inteiro!”. Pois é. Falei com todo mundo que pude. E destaque pro Nordeste, que cuidou muito de mim.

Finalizei o curso gratuito da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Foi um convite que me alegrou muito e que atendi me sentindo honrada. Quatro semanas de papo com colegas do país inteiro, sempre falando de letramentos e tecnologias, assunto que dorme e acorda comigo há tempos. E como me senti respeitada! Espero que todos e todas ali tenham se sentido também.

Meu livro novo, o Multimodalidade, textos e tecnologias, pela Parábola, está circulando. E bastante! Trabalho lindo dessa editora que sempre foi uma espécie de sonho e target para mim. Onde uma linguista pode querer estar? E como me sinto, de novo, respeitada e bem tratada. Vai, livro, ser match na vida.

Além das reuniões do Jabuti (a da semana foi com uma comissão ligada à diretoria), rolaram também uns papos aqui e ali e terminei minha curadoria para o Galpão Cine Horto. A tarefa não era fácil: 5 poemas de 5 poetas mineiras. Afemaria! Mas saiu. E 5 bambas! Logo haverá leituras profissionais na roda.

A sexta foi de corre aos Correios com a única finalidade de enviar livros para aqui e acolá. E aquelas comprinhas inescapáveis em supermercado grande. O sábado é de leitura de projetos de mestrado e doutorado que já vão se qualificar. E de autógrafos nos livros que ainda seguirão pelos Correios.

A semana que vem… guarda outras miudezas alegres, num cenário tão terrivelmente triste. Tem processo seletivo do Posling, Aula Aberta erótica (!), textos daqui e dali, bate-papos com colegas e estudantes d’outros cantos, live da lançamento do livro parabólico e… últimas aulas síncronas do semestre (que prefiro chamar de encontros porque só fazem sentido porque compartilhamos nossas produções). Ufa! Eu ainda vivia 2020, gente! Imagina que coisa esquisita, disco riscado (nem todo mundo entende a expressão, né?). Enfim, vamos andar para frente.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Page 1 of 2

Ana Elisa • 2020