O dia 13 de agosto vai ser uma festa. O Departamento de Linguagem e Tecnologia, onde sou lotada no CEFET-MG, está responsável pela oferta livre de atividades para o ensino médio. Aqui é possível ver a lista de oficinas e cursos curtos. Eu e as bolsistas maravilhosas do Aula Aberta vamos oferecer uma oficina de escrita bem desafiadora. Ó só:
Mês: julho 2022
Tive a alegria de participar da Bienal do Livro de MG de várias maneiras, quase todas como autora. Uma das atividades foi um bate-papo com o presidente da Academia Mineira de Letras, o escritor e jornalista Rogério Tavares. O evento foi gravado e está agora disponível no YT. É por aqui:
Neste sábado, 9 de julho, lançaremos o sexto volume da coleção Pensar Edição, nossa parceria já longeva com as editoras independentes Moinhos e Contafios, dos queridos Nathan Magalhães e Pablo Guimarães. É uma alegria fazer parte deste combo de editores, publicando obras tão relevantes.
Bem, não será apenas uma manhã de autógrafos. Haverá mesa com autores e autoras do livro Materialidades do texto, organizado pela profa. Ana Utsch (UFMG) e pelo editor Thiago Landi. Fica o convite. O espaço é nada menos que o belo auditório da Academia Mineira de Letras, dentro de nosso acordo de cooperação CEFET-MG/AML.
Onde a Carla [Coscarelli] está, eu vou. Sem dó. E o querido Gilvan, ex-orientando dela também, nos fez este convite: mesa sobre tecnologias e educação numa tarde de julho. Claro que topamos.
Rendeu, foi bonito e pode ser visto aqui, ó:
Esta semana dei uma passada virtual pelo Instituto Guimarães Rosa, antigo Centro Cultural Brasil Argentina, em Buenos Aires. Pena que não foi de corpo, só de alma. A conversa foi sobre ensino de português, em especial como língua estrangeira. Dei meu pitaco como professora de língua materna, com pouca experiência nesse olhar do PLE, mas pensando nas mudanças do ensino de línguas, de modo geral, aqui com nossos documentos oficiais.
Foi bom conhecer a profa. Florencia, que atua em Rosario, cidade que ainda quero conhecer. A conversa ficou gravada aqui. Agradeço ao IGR e à Embaixada pelo convite tão honroso.
Mantendo a tendência de fazermos eventos que mesclam presença física e presença virtual, que dão acessos diversos às pessoas ou que alternam versões, o Aula Aberta fez de novo um bate-papo nas salas de aula do campus I e outro ainda vai rolar pelo Instagram.
O primeiro foi uma conversa muito informativa e interessante com o poeta e produtor cultural moçambicano Amosse Mucavele, que guardou uma noite de sua estada em BH para nós. Foi um sucesso, com sala cheia e muita curiosidade. O outro AA será com o prof. Vicente, da UFERSA, que tratará desse tema instigante que são os memes. O projeto mantém sua força e sua animação, agora com registros parciais no canal do YouTube. Os vídeos que as bolsistas fazem ficam muito legais.