Há coisas com as quais a gente sonha. Vê na imprensa, vê na tevê, desde criança, e pensa: poxa, será que um dia eu…? Geralmente, são acontecimentos que parecem de outro planeta. E podem ser mesmo.

A Medalha da Inconfidência é uma condecoração que o estado de Minas Gerais dá há décadas (desde meados do século passado, saiba mais), sempre em abril, e independe de quem esteja no governo. É, portanto, uma comenda de estado. De vez em quando ela “agarra”, como dizemos aqui, mas sai. E com ela eu nunca sonhei, de tão de outro mundo que ela me parecia.

Ocorre que, em 2022, eu soube que seria indicada para receber essa comenda. E achei bom, claro, pelo reconhecimento do meu incansável trabalho de formiguinha na cultura e na educação. Mas também achei curioso, engraçado, meio estranho: será que é comigo isso, gente?

Um amigo, ao saber dessa comenda, me mandou uma mensagem pelas redes sociais em que dizia: Ana Elisa provando que trabalhar muito compensa. Bem, eu logo corri para dizer a ele que mais ou menos. Não sei realmente se compensa, mas de vez em quando alguém nota. E faz tempo que eu decidi que trabalharia muito, muito. Tanto, mas tanto que seria difícil ficar tão invisível, ser tão ignorada. Mesmo assim, não é sempre que alguém percebe, ou seja, não é linear e nem é o tal do “mérito”, falácia em que alguns caem.

Receber a Medalha da Inconfidência, uma honraria que o estado de Minas Gerais oferece, nunca esteve no meu horizonte. Não sou herdeira de intelectualidade alguma, não nasci em berço dourado, moro longe da zona mais prestigiosa da cidade. Tudo isso sempre me pareceu longínquo, mas… quando acontece uma coisa assim, a gente chega a pensar que é possível intervir, é possível ter voz (e letra).

A Medalha foi entregue com atraso de cerca de 1 ano, no salão nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, dia 18 de abril de 2023. Meu filho esteve lá comigo e tirou umas fotos, além de me ver com o colar de tecido vermelho.

Aqui está um vídeo da TV Assembleia no dia da entrega. Posto abaixo uma foto oficial tirada pela equipe de lá.

Estou grata à comissão que fez minha indicação em 2022; sei que isso partiu da Academia Mineira de Letras, instituição à qual também estou grata; e estou tranquila que isso não passe por uma decisão de quem, afinal, não gosta nem de cultura nem de educação, que são as duas áreas às quais me dedico enormemente.

Foto oficial de Luiz Santana ALMG

Share and Enjoy !

0Shares
0 0