Depois de cinco anos escrevendo mensalmente para a prestigiosa Revista Pessoa, já era hora de reunir as crônicas sobre nossas línguas portuguesas em um livro. O título sai pela Parábola Editorial e apresenta 62 textos, quase tudo o que foi publicado eletronicamente de 2017 a 2022.
De assuntos específicos, como uma vírgula, aos mais abrangentes, como sotaques, o livro trata de aspectos do português, em especial o brasileiro, com humor, leveza e paixão. O prefácio é assinado pela cronista e poeta paulistana Mariana Ianelli, que captou muito bem o tom dos textos reunidos. E mesmo se tratando de uma coletânea de textos anteriormente publicados, há enormes chances de eles serem inéditos para a maioria dos leitores, já que a Revista Pessoa permitia 24h de acesso gratuito e depois fechava as crônicas aos seus assinantes.
A coluna temática original se chamava “Ortografia também é gente”, em homenagem ao poeta português Fernando Pessoa. O lançamento do livro acontece primeiro em Belo Horizonte, na livraria Quixote, e depois segue para o Rio de Janeiro, em junho.
No site do curso de Letras do CEFET-MG.
Jornal O Tempo.
No Estado de Minas.
No Culturadoria.
No jornal Rascunho.
Lançamento virtual programado para 30 de maio. Assista!
Hoje em dia é difícil acompanhar os comentários sobre os livros nas redes sociais, mas de vez em quando alguém posta uma foto ou faz um textinho. Agradeço sempre.
Por agora, a notícia é o lançamento no Rio:
Bate-papo com Rodrigo Casarin no Página Cinco, UOL.
UOL para assinantes. Ou no Soundcloud.
O editor e tradutor português José Carlos Marques mandou um e-mail tão bonito sobre o livro… que virou texto do blog da Parábola.
No blog da Anita Plural.
Na coluna da Gabriela Lages Veloso no Na Mira. Maravilha! Ganhei até um retrato digital feito pela Bruna Lages Veloso.
Notícia boa de 2024: Nossa língua & outras encrencas aprovado no kit da Prefeitura de São Paulo. Lá vamos estar com os leitores e as leitoras.