Mês: julho 2023

FIL Lima 2023

Semana começando e fica próxima a viagem a Lima, capital do Peru, por motivos muito lindos: o livro e a poesia. Como sempre, meus poemários me levando em suas asas de papel.

Desta vez, participarei da Feira Internacional do Livro de Lima em pelo menos duas ocasiões (além dos rolês para conhecer e comprar títulos, claro): uma será uma mesa que comemora os dez anos da editora Amotape Libros, pela qual sai meu primeiro livro integralmente traduzido a outra língua e que circulará em outro país; a segunda participação será justamente em razão desse lançamento, que acontece depois de um longo trabalho tradutório do livro Álbum, lançado no Brasil em 2018 pela maravilhosa Relicário Edições, da Maíra Nassif. Com o apoio da Biblioteca Nacional, em seu programa de traduções, e da Embaixada do Brasil no Peru, a Amotape conseguiu esta proeza. É uma alegria grande para uma poeta como eu, que sempre circulei pela periferia do sistema literário brasileiro.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Dicas sobre livro e biblioteca

Recebo frequentemente links e dicas de sites e projetos digitais sobre livros e bibliotecas. Aqui vou deixar alguns que podem interessar a muita gente que, como eu, ama estudar a leitura e a escrita.

Este é um projeto chileno sobre a divulgação científica e os livros de divulgação científica. São artigos que explicam o que ela é e como fazer.

Este é um projeto mexicano sobre história do livro e da escrita naquele país, que tem uma cultura bibliológica riquíssima.

Este é outro projeto chileno sobre a comunidade de leitores de uma revista para crianças chamada El Peneca. O trabalho de pesquisa e acervo é lindíssimo.

Este aqui é O livro das perguntas, em que as pesquisadoras brasileiras Fabíola Farias e Juliana Daher respondem às crianças sobre livros e leitura. Pode-se baixar gratuitamente.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Falar sobre leitura e bibliotecas

Inscrições aqui

Sexta-feira à noite pretendo fechar a semana (e começar meu recesso) falando de um assunto que me fascina desde criança: a leitura. O convite partiu da Biblioteca do CC Unimed, em BH, espaço que ainda não conheço. A mediação será da Pâmela, bibliotecária cujo trabalho é sempre incrível e apaixonado. Fica o convite a todos/as.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Linguística aplicada e ensino de português

É com enorme alegria que Carla e eu anunciamos a publicação de nosso livro pela editora Contexto. Nele, oferecemos um panorama do LA e sua relação com as aulas de língua materna. Está disponível no site da editora, prontinho para leitores e leitoras.

Lançamento no canal do CEALE UFMG, com mediação do prof. Gilcinei Teodoro. Assista!

Notícia no portal da UFMG.

Nossa intenção é fazer lançamentos presenciais, sempre que possível.

Bate-papo na UnB em 2024.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Audiência pública sobre IA

Na próxima semana, participo de uma importante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre inteligência artificial, chatGPT e esses temas que têm abalado o mundo. A iniciativa é da deputada estadual Lohanna (PV), pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Uma enorme responsabilidade, mas que também demonstra nosso compromisso com as questões de tecnologia e educação.

Detalhes aqui.

No portal da ALMG, depois da audiência.

Mais notícias da ALMG.

No Instagram, Vozes.

Abertura da audiência no YT.

Registro fotográfico da ALMG.

Foto: Ricardo Barbosa/ALMG.

Notícia no portal do CEFET-MG.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Mulheres que editam voou para a França

A primeira semana de julho foi animada. Estive remotamente em Toulouse para apresentar um trabalho sobre a pesquisa em edição e as mulheres. O grupo temático foi coordenado pelas colegas Fanny Mazzone e Daniela Páez, que foram muito receptivas e gentis com nosso trabalho de cá do oceano. Daniela é argentina e uma parceira frequente nos temas da edição e gênero.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Mulheres que editam no Estado de Minas

O caderno Pensar do jornal Estado de Minas iniciou, na última sexta-feira de junho, uma série de matérias sobre editoras (mulheres) mineiras e brasileiras. Uma maravilha ver isso acontecer com tanto destaque na imprensa. Parabéns ao editor, o escritor e jornalista Carlos Marcelo.

Tive a honra de ter um texto estampando a primeira página da série. É uma espécie de contextualização, já que pesquisamos o assunto faz tempo. Houve a participação de colegas e ex-alunas como Letícia Gomes e várias editoras serão entrevistadas, a cada semana.

O primeiro link da série é este. E seguem os demais.

Semana 2.

Semana 3.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Ana Elisa • 2020