Mês: agosto 2020 Page 1 of 4

Magda Soares

O evento ABRALIN ao Vivo foi encerrado pela profa. Magda Soares, uma das pesquisadoras mais respeitadas do país por seus trabalhos sobre leitura, letramento e alfabetização. Formada em Letras, com pós-graduação em Educação, ela é investigadora da Universidade Federal de Minas Gerais, fundadora do CEALE, com profundas incursões pelas salas de aula de verdade, na educação básica.

Leio seus livros, seus artigos. Não são inúmeros, mas têm alto impacto. Coisa de quem estudou, estudou e estudou e escreveu (e não o contrário). Fui privilegiada, um dia: ela foi membro de minha banca de doutorado, em março de 2008, uma das últimas de que topou participar.

Magda preparou uma palestra para a ABRALIN e ficou cerca de duas horas tratando de alfabetizar e alfaletrar. Mostrou exemplos de crianças reais e expôs seu trabalho de décadas na rede pública de uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, junto a crianças e professoras cujas condições de estudo e trabalho são precárias, como na maior parte do país.

Quero recomendar a conferência da profa. Magda Soares. E quero comentar alguns elementos de sua apresentação, detalhes que a humanizam e aproximam, e que me tocaram muito: sua relação com o computador e com a produção de uma live, certo desajeitamento, mas muito determinada e disposta; sua forma incisiva, mas jamais arrogante de dizer o que sabe; sua insistência em falar da sala de aula, das crianças e professoras reais de camadas desfavorecidas; sua crítica às bases sobre as quais a BNCC foi erigida, em especial para séries mais iniciais, no que concordo com ela; e seu susto quando a mediadora, profa. Eliane, a informa sobre o número de pessoas que assistiram à sua palestra. Eram cinco mil participantes síncronos/as, provavelmente a maior palestra do evento e talvez a maior da vida da pesquisadora. Magda se assusta (ouvimos sua exclamação) com o número e chora, diante da câmera, ao agradecer a todos/as. Hoje, são quase sessenta mil visualizações nesse vídeo. Isso não é só sucesso, é reconhecimento, é uma vida inteira de dedicação, em condições sérias de trabalho e pesquisa.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Editora &

A Zazie é uma editora independente. O lance dela é publicar ensaios e textos que mexem conosco. É dirigida por uma mulher, a escritora e professora Laura Erber. Entre outras publicações, a Zazie tem uma biblioteca de ensaios que é um primor. Dá para assinar a newsletter e ficar sabendo de tudo, além de seguir nas redes sociais. Ah, os livros são todos gratuitos. E há um financiamento coletivo contínuo, para quem quiser dar uma mãozinha.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

O leitor de cartas

Lá pelas tantas desta pandemia, depois de vencer toda a lista de filmes que queríamos ver, à procura de algo mais, deparamos com esta preciosidade da África do Sul. The Letter Reader dura coisa de meia hora, tem uma fotografia lindíssima, impressionante mesmo, e é falado em alguma língua africana totalmente opaca para nós. Ficamos com as legendas em inglês. É mais que um filme sobre um garoto que lê cartas para outras pessoas. É muito mais. É sobre a escrita, a leitura, a distribuição assimétrica da educação, o poder de saber ler, o letramento e muito mais. Vale ir atrás.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Festa Literária

Vida longa aos eventos literários! Neste fim de semana, tem Festa Literária de Sabará, com programação on-line.

Participei com um poema no projeto Pão e Poesia. O tema era nossa vida nesta pandemia nefasta. Lá fui eu.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Letramento digital

Na primeira semana de setembro, temos um encontro feliz a convite da UFTM. O papo é sobre letramentos digitais e ensino e acontecerá pelo canal do IELACHS no YouTube.

A live ficou gravada! É só ver aqui:

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

LA &

Há alguns meses, recebi um convite muito carinhoso da colega Suelen Érica, nossa ex-aluna e atualmente professora noutro campus. Ela conduz um belo projeto de extensão e divulgação científica sobre linguística. Topei falar sobre Linguística Aplicada.

Bem, não foi fácil. Estudei e reli várias coisas. Além da fala sobre o tema, era necessário produzir um texto. Tentei não atrasar ninguém. Tivemos uns atropelos de datas, mas nesta sexta, finalmente, eu vou lá divulgar a LA.

Quem quiser pode assistir ao bate-papo aqui.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Duas alegrias &

Por estes dias, uma ex-aluna de especialização, lá de tantos anos atrás, me escreveu inbox dizendo que tem uma filha adolescente e que a garota tinha de ler um livro meu para a escola. Era O e-mail de Caminha.

A jovem estava interessada no livro, mas ficou ainda mais quando a mãe lhe disse que conhecia a autora e que tinha sido minha aluna. Pronto.

Minha aluna pediu que eu gravasse um vídeo para fazer uma surpresa durante a aula. Deu as coordenadas e eu gravei. Rapidinho.

Depois me deram notícia de que foi legal, a turma curtiu e se surpreendeu. A professora enviou uma mensagem agradecendo e dizendo que aquilo havia ajudado a amenizar a distância entre leitores e autores. Bom, ajuda mesmo. Todos/as nós saímos de alguma escola!

Este episódio simples me trouxe duas alegrias: o contato com minha ex-aluna e sua filhota; e a notícia de um que livro que escrevi com tanta alegria encontra seus leitores e suas leitoras.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Nazaré, a orientadora!

Um perfil conhecidíssimo do Facebook e do Instagram é o da Nazaré, a orientadora. Bem-humorado demais. E um dia, eis que meu orientando João Xavier me conta que ELE é a Nazaré! kkk Quase morri. De rir, inclusive.

Hoje, Nazaré me chamou para uma conversa sobre livros, literatura e mercado editorial. Light, claro. E lá fomos.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Do baú!

Hoje achei um documento bacana aqui: a homologação de meu projeto de mestrado, quando estudei a leitura em telas, no POSLIN UFMG. Foi em 2002 e defendi em 2003.

O orientador era o prof. Fábio Alves. A parecerista foi a profa. Heliana Melo. Duas feras. E é legal ver como ela percebia meu tema e minha proposta, naquele momento.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Tarefas da Edição

Tarefas da Edição, pequena mediapédia, é um volume que reúne verbetes do campo da edição produzidos por pesquisadores de algumas instituições brasileiras. O livro é organizado por mim e pelo professor Cleber Cabral, resultado também de um estágio pós-doutoral que ele fez no POSLING\CEFET-MG, sob minha supervisão. O projeto gráfico é de Mário Vinícius, designer e pesquisador de doutorado da instituição, autor também do projeto do livro Minas Geográfica, lançado em 2019.

Este volume é fomentado pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG, dentro do edital de eventos, sob a rubrica da FLIC 8, que acontecerá em outubro, virtualmente. Os exemplares impressos serão doados e o pdf ficará à disposição aqui e no site do curso de Letras.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Page 1 of 4

Ana Elisa • 2020