Mês: novembro 2022

Feira do Livro de São Leopoldo, RS

Ansiosa pelas conversas literárias que terei em São Leopoldo, na próxima semana. Já estou sabendo que uma turma legal andou lendo meu livro jabutizado (antes de ele ser) e que teremos bons encontros.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Jabuti na mão

Não entendi ainda direito, dá um certo torpor, um sonho que se realiza, algo que se reconhece, em especial depois de muito desejo e muito trabalho. O Jabuti é nosso, neste 2022. Romieta & Julieu ganhou na categoria Juvenil. Fica o agradecimento aos editores, aos designers, à posfaciadora e à CBL.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Diversidade semiótica na Revista Ponte

Saiu texto novo na Revista Ponte, periódico virtual que se dedica à divulgação científica especialmente na área de educação, mas também outras. É sempre uma alegria colaborar lá. E desta vez, mais uma, veio um desabafo sobre as questões da sala de aula e do ensino de escrita. Fica o convite à leitura e ao compartilhamento.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Formação de Professores e tecnologias

Foi uma alegria participar deste congresso internacional de formação de professores, desta vez presencialmente, nos auditórios da UFBA, em Salvador. Estar lá permitiu que eu revisse pessoas queridas e abraçasse, pela primeira vez, gente que ficou querida e parceira durante a pandemia, caso da profa. Dorotea Kersch, por exemplo. A mesa para a qual fui convidada esteve composta pela professora espanhola Juana Sancho Gil e pelo professor Nelson Pretto, ambos especialistas de longa data no nosso tema das tecnologias na educação, cada um com seu ponto de vista.

Nosso papo foi transmitido e ficou gravado (tive de fazer uma coisa meio TedX, vejam lá):

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Sempre um Papo

O Sempre um Papo, projeto longevo e importante do jornalista mineiro Afonso Borges, me fez o honroso convite de falar sobre o Menos ainda e, de quebra, sobre meus 25 anos de publicações poéticas, na marra, na base da desobediência. Foi uma delícia a mediação da Jozane Faleiro. Pode-se assistir aqui:

No site bheventos.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Semana C&T CEFET-MG

É sempre gostoso fechar um ciclo. Se fecharmos bem, melhor ainda. Nesta semana, as apresentações das comunicações orais da Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG acontecerão, no campus II. Uma de minhas orientanda estará por lá, encerrando sua pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa do CNPq 2021-22. Foi um luxo orientar uma escritora tão apaixonada pelo tema que decidiu estudar: Camila Dió. Na sequência, a Luana Sá também encerra um ciclo como aluna do bacharelado e defende seu TCC sobre um tema com o qual trabalha. Que voem alto!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Um papo entre editoras

Semana cheia e produtiva, ouvindo pessoas que eu não conhecia e aprendendo muito. É preciso pôr a cara para fora da janela, sempre. Desta vez, participei de uma mesa sobre edição na pandemia, em um evento da Universidade Federal do Espírito Santo, com colegas de vários lugares.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Dias colombianos

Na mesma semana, participei de uma jornada de história intelectual na Universidad de Antióquia, em Medellín, e de um ciclo virtual do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) e do Ministério da Cultura da Colômbia. Nos dois casos, a ideia foi tratar das editoras brasileiras, digo, as mulheres que editam. E nos dois casos foi honroso e interessante. O primeiro evento era uma mesa com colegas de outros países. Aprendi muito, como sempre. O segundo era uma conferência solo, mas que também foi leve e produtiva para mim. Espero que tenha sido para quem assistiu. Estou feliz com estes convites.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Prefácios

Ultimamente, escrevi vários prefácios ou posfácios para obras técnicas e literárias. É sempre uma honra ser convidada a ler uma obra ainda no original para dizer umas palavras sobre ela. Faço com gosto, em especial se eu puder colaborar de fato. Estes aqui são dois dos livros que prefaciei recentemente, de duas escritoras queridas: a Leila Teixeira e a Olga Valeska. Um é o romance de uma escritora gaúcha; o outro é a poesia dançarina de uma poeta mineira. O primeiro saiu pela Zouk, editora independente de Porto Alegre; o segundo pela Impressões de Minas, nossa valente editora belo-horizontina. Todos dois são altamente recomendáveis.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Ana Elisa • 2020