Eu já era fã desse congresso e já tinha participado com comunicação oral e publicação em anais. O mais recente foi este, em que escrevi sobre livros com a querida Amanda Ribeiro Barbosa.
Desta vez, resolvi me envolver mais. Eu e outra parceira enorme, a Ana Cláudia Munari, da Unisc, no Sul, escrevemos uma proposta de Grupo de Trabalho para falar e ouvir sobre edição, livros e suas tecnologias. Não parece bom?
As informações sobre o congresso podem ser visitadas aqui.
A chamada para trabalhos nos GTs vai até 24 de abril.
Nosso GT é o 7: Livro, edição e suas tecnologias.
Nossa ementinha é esta:
Este grupo acolhe trabalhos acadêmico-científicos dedicados a pensar a teoria e a prática da edição de livros em relação com suas tecnologias, sejam elas impressas ou digitais e eletrônicas, o que inclui desde a reflexão sobre a produção tipográfica até a edição de e-books e áudiolivros, por exemplo, considerando, em especial, as mesclas e entrelaçamentos entre técnicas e tecnologias em nosso tempo sociotécnico, tanto nas fases do planejamento, quanto nas do fabrico e da distribuição ou divulgação de obras consideradas livros. Os trabalhos que desejarem ser aceitos neste GT serão considerados em sua diversidade de orientações e fundamentações teóricas, além de poderem ser menos ou mais práticos, isto é, relacionados a relatos de experiências editoriais que nos auxiliem a pensar e a debater sobre o livro, a edição e suas tecnologias na contemporaneidade.
A gente te espera!